segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

O terror adolescente


Goosebumps


O monstro mais humano




1.- Uma estrutura curiosa.

Na primeira parte o jovem   Zach - uma masculinidade promissora- e a mãe (viúva recente, do pai de Zach) mudam-se para uma vivenda, para uma casa cheia dos  ruídos  da madeira de que é feita, uma casa envolta na sinfonia  das folhas  nervosas das árvores que a escondem, uma  casa abandonada  num subúrbio  sem luz, de uma  cidadezinha , algures, nos States.

As casas são sempre um abrigo, são amigas, mas também  tem destas coisas, são 
 ameaçadoras,  cheias de sombras e pronunciamentos, como esta.

Irá Zach o herói americano, podendo ter outra nacionalidade, vencer  os medos , encontrando a sua, dele, Princesa, e pacificar a América e o mundo, povoando-o ?

Este é o plano do filme, dar  um sim a todas  estas  questões.

    Os   adolescentes, efetivamente presentes na sala, tem, no filme, todos os elementos  que irão ser reutilizados ,  reciclados, nos respectivos futuros, vezes e vezes sem cessar.

2- Quem abriu  o desfile dos " medos"  " dos monstros" ?


O Pai da história , o -único- pai- desta- história, pai da princesa que  é, a princesa, afinal, um holograma benigno, belo e meigo, que ele próprio, o Pai, criara, por se sentir só ( as coincidências não são meras coincidências, no caso, são o mapa do  Genesis, no seu núcleo inspirador) .

Quem criou os "medos" os "monstros"? O Pai, naturalmente ( as coincidências!!!)
 .

3-Vestindo cada "medo" a pele de um boneco, a pele de  um monstro poderoso, melhor dizendo,  como é que Zach se "safa" deles todos? 

No  Mundo Jurássico  (2015) Trevorrow já inventara a solução : seres tão poderosos ( como os então, dinossauros) e agora  os" monstros"  destroem-se uns aos outros ,
fatalmente e só por isso , morrem.




O padrão do "terror adolescente" tem um " acabar bem"  subsequente a uma grande tempestade  , em que depois de tudo ficar à beira do fim, de repente, tudo fica bem, tudo fica limpo, como por magia,


O mundo adolescente é melhor que o   mundo infantil , no que respeita  ao seu terror: os  adolescentes já estão crescidinhos o suficiente para "herdarem" um mundo limpo, esta é a mensagem

















Sem comentários:

Enviar um comentário