terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Star Wars , The Last Jedi


 O início da epopeia cultural  e popular da era da informação foi protagonizado, também , por George Lukas.

Um grande senhor do cinema   popular , do cinema para adolescentes 

 e 

adultos de qualquer idade.,





 Agora  veja este único e exclusivo  museu tecnológico  da Guerra das Estrelas , lembre-se que os jedi  representam a resistência ao poder absoluto vigente na Galáxia,  são uma gloriosa Resistência. :

1.-  O C3PO e  o R2D2  à esquerda  em cima ( que visto,de hoje , mais parece uma panela) 

e, 

O Chewbacca

 e o Yoda, em cima, à direita,

                                                     o  mestre Jedi, 

Que saudades    tinha  eu de os ver! 

Neste filme , promete Lukas o fim  da saga  dos Jedis,   o fim de Skywalker ,  um jedi de primeira água,  que se irá transformar-se em mito , sob fogo fortíssimo  do  poder absoluto da Galáxia  Imperial, mas  não cai,  nunca morrem  os heróis,  transformam-se em mitos .

Todos os pais e todos as mães são mitos para os filhos, e Skywalker  é um mestre jedi, uma forma elevada de Pai, por isso não morre.

2.-Porém, o mérito de George Lukas não foi  acender a paixão que faz nascer e renascer  pelos seus “heróis”,

 Mas, 

Mostrar,  exibir  a marca do   início do caminho para a cultura da revolução tecnológica, um caminho jovem   e popular, em 1978, início da saga.

 Na verdade, estas  personagens têm  talvez  30 anos , mais ou menos, e  são  o pré-anuncio  da sociedade de hiperconsumo   em que nos transformamos, nós os  do  primeiro mundo da Galáxia,  em forma republicana e democrática.

Eles  são  os deliciosos  primeiros rostos  dessa revolução tecnológica e eu tinha   saudades desses amigos .

Pessoalmente  gosto da ”sociedade dos écrans”( Lipovetsky), da acessibilidade imediata  à informação, da beleza das imagens , do “individualismo”  em que   nos banham   e até dos laços de solidariedade   e amizade que criam .

 Georges Lukas   ajudou a  Introduzir  no mundo , os  “ bipes”,e  esse  mundo  entrou  na  cultura popular global, planetária, hoje, uma banalidade.

Na altura, os  espectadores  e agentes culturais , por contágio da magia de Lukas,  eram  crianças e adolescente, 1978, hoje,   são  jovens revelhuscos, em estado de hiperconsumo tecnológico e mesmo  vítimas de um capitalista  financeiro  canibal, o que não os torna piores, apenas únicos.

3.-Bem vindo ao Museu

 R2-D2 “ é um pequeno robô" e era um dos principais personagens da saga Star Wars. " é um droide astromecânico, responsável pela manutenção e navegação de astronaves". Falava uma "linguagem" incompreensível, de bipes e sons eletrônicos”.( Wiki). e , em 2017, é irrelevante.
O C-3PO  É um "droide de protocolo" (intérprete e relações-sociais) fluente em 6 milhões de meios de comunicação. Foi inspirado no robô de Metrópolis.[1] (Wiki) também perdeu importância na saga, agora pertence ao museu dos afectos: bem vindo  C-3PO.
C-3PO, junto com seu companheiro R2-D2, eram os personagens mais queridos de Star War,s devido à comicidade e personalidades “… "3PO",  é um droide medroso, pessimista e atrapalhado, sempre criticando ou ironizando seu companheiro R2-D2. Apesar de reclamar constantemente e exclamar "Ó céus!" e "Estamos perdidos!", in   Wiki,  esta faceta divertida desapareceu,   nesta versão de 2017 , “  Em Star Wars ,  o último Jedi,   são  mais máquinas , automatismos, do que as pessoazinhas que eram


 Já Chewbacca é , continua a parecer ,um “cão –urso”, um mamífero, ou  algo assim, enfim, e isso  distancia-o dos C3PO e R2D2, e transforma-se em terráqueo, agora acompanhado dos  Pong, em cima, espécie de passaroco  sempre espantado com  Cheebaka.

”.
As raposas de cristal  conduzem os heróis  à salvação  com a ajuda da Natureza,  das rochas que flutuam.( será que  foi aqui que o Lobo Antunes veio  buscar o  título para o seu último livro?).
.
5-Mas   G Lukas também   anuncia, agora,  que os animais  serão  companheiros  do homem no futuro  da Humanidade, mais do que inimigos  ,como são percepcionados, até hoje, 

Olhe bem , em cima, para  as raposas de cristal, os cães –cavalo e os Pongs ,  os novos , todos estão do lado do Bem

O lado do Bem  representado por  Chewbacca  o cão-urso e do próprio Yoda que tem o aspeto de um mamífero  desiludido, quando afinal é um demiurgo, todos  estão do lado do bem, todos são poderosas raposas de cristal.

Retoma Lukas  , pois, a velha tradição da Disney, anos 50, em que os  irmãos Grimm contribuíram  com animais  amigos  , sobretudo passarinhos, que  valiam à Branca de Neve, à Bela adormecida,

Já  o mito do lobo assassino do Capuchinho Vermelho  dos  irmãos Grimm é precursor  dos Dinossauros ,  uma versão  adolescente  e apocalíptica  dos  antepassados ancestrais na Terra, filme de terror que  legitima a ideia de que  o Homem todo poderoso, blá-blá, blá-blá mata tudo o que é mau para ele.o que  engloba até a matança dos que não lhe fazem mal,.pelo contrário.

6.Por fim, a última Jedi é uma mulher , Rey, em baixo.

 G Lukas mostra o caminho, e Rey, é simbolo da força,   uma  self-made-woman, uma  “ ilha americana “ que  não é filha de ninguém, provavelmente uma emigrante que veio do zero social, da água do Mediterrâneo, como convinha ao sonho americano.Esqueça o Trump.

uma raposa de cristal



Rey: a última Jedy


FIM

Sem comentários:

Enviar um comentário