O monstro mais humano
1.- Uma estrutura curiosa.
Na primeira parte o jovem Zach - uma masculinidade promissora- e a mãe (viúva recente, do pai de Zach) mudam-se para uma vivenda, para uma casa cheia dos ruídos da madeira de que é feita, uma casa envolta na sinfonia das folhas nervosas das árvores que a escondem, uma casa abandonada num subúrbio sem luz, de uma cidadezinha , algures, nos States.
As casas são sempre um abrigo, são amigas, mas também tem destas coisas, são
ameaçadoras, cheias de sombras e pronunciamentos, como esta.
Irá Zach o herói americano, podendo ter outra nacionalidade, vencer os medos , encontrando a sua, dele, Princesa, e pacificar a América e o mundo, povoando-o ?
Este é o plano do filme, dar um sim a todas estas questões.
Os adolescentes, efetivamente presentes na sala, tem, no filme, todos os elementos que irão ser reutilizados , reciclados, nos respectivos futuros, vezes e vezes sem cessar.
2- Quem abriu o desfile dos " medos" " dos monstros" ?
O Pai da história , o -único- pai- desta- história, pai da princesa que é, a princesa, afinal, um holograma benigno, belo e meigo, que ele próprio, o Pai, criara, por se sentir só ( as coincidências não são meras coincidências, no caso, são o mapa do Genesis, no seu núcleo inspirador) .
Quem criou os "medos" os "monstros"? O Pai, naturalmente ( as coincidências!!!)
.
3-Vestindo cada "medo" a pele de um boneco, a pele de um monstro poderoso, melhor dizendo, como é que Zach se "safa" deles todos?
No Mundo Jurássico (2015) Trevorrow já inventara a solução : seres tão poderosos ( como os então, dinossauros) e agora os" monstros" destroem-se uns aos outros ,
fatalmente e só por isso , morrem.
O padrão do "terror adolescente" tem um " acabar bem" subsequente a uma grande tempestade , em que depois de tudo ficar à beira do fim, de repente, tudo fica bem, tudo fica limpo, como por magia,
O mundo adolescente é melhor que o mundo infantil , no que respeita ao seu terror: os adolescentes já estão crescidinhos o suficiente para "herdarem" um mundo limpo, esta é a mensagem
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