segunda-feira, 9 de maio de 2016

Chopin - Nocturne op.9 No.2



«Noite Estrelada» Vincent V G

Vincent



Ver o que Vincent viu, demoradamente, é tudo o que nos permite este pequeno filme e até ver o próprio , no fim, como se ele estivesse a olhar para nós.
Ele pestaneja a provar que está vivo, para quem dúvidas tivesse!!!


sexta-feira, 22 de abril de 2016

A Lição de Kristina Grozeva e Petar Valchanov2015



A Lição de Kristina Grozeva e Petar Valchanov2015 - Bulgária, Grécia

- Data de estreia: 07-04-2016

Com: Margita Gosheva, Ivan Burnev, Ivanka Bratoeva, Ivan Savov, Deya Todorova, Stefan Denolyubov






La Fontaine (1621-83) será, por certo, um dos animadores ideológicos deste argumento em “ A lição” , nome que só por si, nos transporta à pergunta :

” E a moral da história, qual é ?”

A arte do filme é responder na última cena

Sente-se, por isso, um trepidar policial até lá, até à ultima estação desta longa viagem que é o filme.

As personagens

As personagens da história são instrumentais deste sentido moral final que constitui a meta-história, ou seja, que constitui a lição,propriamente dita.


Elas, as personagens, não transmitem qualquer emoção , estão ao serviço da moral da história, não da história.

Por isso, La Fontaine escolhia animais para animar a suas fábulas porque eles pensam menos que os seres humanos , embora pensem , por certo, melhor.

Aqui, a arte dos artistas é serem sempre autómatos, perante a fatalidade de um destino que se quer pedagógico.

Reparem que no cartaz publicitário cortaram a cabeça da protagonista, pois ela não pensa por si, é pensada pelo destino.

Ela, é a raposa de La Fontaine até ao final , mas na última cena ganha consciência moral e revê-se : pára e dispensa a humilhação que premeditara ao aluno, a presa, a cegonha

Margita é um(a) predadora até sentir o amargo sabor de ser humilhada.

Margita, durante o filme, corre em sentido literal , corre , corre, de um lado para o outro, ouvindo-se o matraquear dos tacões dos seus sapatos, implacáveis, no chão, para cá , para lá, a tentar vencer o seu destino , o que não consegue , por motivos da lógica da acção:

os imperativos de uma fábula são aprisionar as personagens, aprisionar a história, ao serviço da fábula

Por isso, Margita é representada sem cabeça ou com total falta de expressão, vejam esta imagem:




A nossa única liberdade é sermos, também nós, aprisionados

Outras ferramentas:

Não há musica a acompanhar a geometria da ação , não se fosse com ela perturbar a apreensão do sentido linear da narrativa histórica, inundada de acontecimentos, suas datas e lugares

Apenas, os barulhos do dia, as crianças, os motores dos carros , o ladrar dos cães, ao fundo.

Estamos suspensos da moral da história é esse o nosso alerta, o credor da nossa atenção, ao longo do filme.

Qual é a lição?

“ Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti”

ou

" Não humilhes o outro, para não seres humilhado" diz o destino, ou os deuses,ou mesmo Deus

Simples não é ?

A Raposa e a Cegonha

Lembram-se da fábula da raposa vaidosa, mazinha, etc. que convida a cegonha para tomar uma refeição com ela , em sua casa?

Neste acontecimento, a raposa oferece-lhe a refeição em pratos rasos, prevendo ser impossível à cegonha comer…dado o tamanho do seu bico...

No filme a raposa , ou seja, Margita, quer humilhar um aluno ... que persegue impiedosa, mas desiste de humilhar a sua " presa", pois, no final da acção que ela vai vivendo, após formular o seu propósito de raposa sabe, conhece ela própria, o sabor da humilhação ...trazida até si por outras raposas daquela floresta....

Básicamente , o filme , é isto:A lição de Kristina Grozeva e Petar Valchanov













segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Óscares

A hipocrisia social, HS,   uma entidade tão respeitável como outras!

O Estado e suas Instituições   são a forma suprema de HS !!!!

O reconhecimento social do valor da produção artística ,Óscares inclusos, tem uma dose de HS apreciável .
 
Este ano a Academia cuidou das minorias desprotegidas ,ou será que são  maiorias desprotegidas ( onde estás tu ? oh , Estado ?E as tuas instituições ?Perguntas  retóricas dão imenso prazer! )

E cuidou da  sétima arte ? Onde estás tu Academia ? 




quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O Renascido

Leo de Capri protagoniza uma perseguição a um elemento da expedição de caçadores, através do território gelado do Canadá.

Foi muito maltratado por um urso e esse outro caçador, o que viria a ser perseguido, enterrou-o vivo e aparentemente Leo renasceu para se vingar dele.

Penso que esta leitura está errada, profundamente errada !!!!

Glass, Leo, atravessa o território gelado    procurando o quartel , no meio do gelo e o seu assassino.

Que difíceis condições de sobrevivência criou Ignarritu !!!

Mas esta  perigosa travessia ocorreu  para que o destino colocasse a vida do criminoso , nas mãos de Deus, nas mãos de um grupo de índios que foram afinal os mediadores  naquela morte.

E aqui está a diferença entre o que poderia ser Vigança  e o que foi : Justiça  divina, diria Glass , um bravo soldado.

Glass tem a candura e inocência dos heróis dos livros de quadradinhos, do  Far West.

Não é assassino , tem regras de vida ( e morte) é um soldado da fundação da América 

Também não massacrou índios , é um deles, ama uma  Índia e o filho de ambos e revive esse profundo amor  ( a dor do amor essencial )toda a caminhada .

Glass cumpre códigos  : é um americano

Este americano fala- nos da fundação da pátria Americana e dos dignos padrões da fundação .

Por isso, vai directo ao coração do júri dos Óscares , só pode!!!!







sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

A queda de Wall Street (WS)






O mote:

" quando os gatos miam"

cai WS ,

e alguns, muito poucos,

ganham muito dinheiro,

à nossa conta .

1-Este é o mote para o argumento de Charles Randolph e de Adam Mckay.

A ideia do filme será:

- denunciar o carácter fraudulento do sistema bancário, nacional (s) e internacional, agências de rating incluídas.

- provar a fatalidade da existência destas entidades, bancos e agências de rating, no sistema capitalista, sistema que só não vai ralo abaixo com WS,

porque cá estão os povos, os inocentes, os contribuintes, a pagar... as dívidas internacionais. ...conhecemos a história.

2-Wall Street cai , em 2008, mas não o sistema que a gerou e a vai regenerando, todos os dias,com o tal "do capitalismo" a ajudar, de que a agências de rating são os anjos da guarda

Muitas tropelias acontecem, no filme, para tudo acabar mal , sempre da mesma forma, a saber:

um resgate, os contribuintes que paguem aos resgatantes , os pensionistas que o façam e os empregados que virem desempregados, pois que os bancos arrastam tudo e todos na mesma queda, acabou-se esta edição do Carnaval, para o ano há mais.

3-Claro que há meia dúzia que enchem os bolsos com a crise - esta é a de 2008 , as suas ondas ainda se sentem!!!


Os "vencedores" os sobreviventes, os da " grande aposta" não seguem o rating


São, afinal, os que fazem o bom diagnóstico são os que perceberam que o "monumento" WS, ia cair.... todos estavam a apostar no cavalo errado, segundo o rating, em vigor , eh, eh grandes parvos...


Os espertos foram os que olharam para o rés-do-chão, ou cave, do edifício de WS e perceberam que os bancos ao concederem empréstimos de longo prazo a compradores de casas, não faziam a análise de risco,


pelo que muitos, mas muitos, mesmo, já não pagavam os seus empréstimos.... ( Christian Bale , o grande esperto, o grande apostador, o médico, detectou os incumprimentos, de forma solitária mas obstinada)


Os incumpridores foram, eram, digamos, os "gatos" escondidos no edifício de WS, na cave, que tinham começado "a miar " mas só meia dúzia ouviu!!! .


4-Tijolos a cair , gente aos berros... toda a WS se transformou numa enorme barulheira, o que está bem retratado no filme.

Os créditos hipotecários que, naquela modalidade de grande risco, eram recolhidos pelos bancos, eram produtos carregados de grande incerteza quanto ao cumprimento da obrigação garantida.

Estes maus produtos eram os escolhidos pelos investidores (as agências de rating também se enganam (?) é a mensagem final)

Trocar as verdadeiras incertezas (os "gatos" do sistema) por falsas certezas ( as "lebres" do dito, produtos confortáveis, onde todos tinham vontade de apostar, mas tóxicos ) era e é, a alma do negócio de Wall Street, quiça a alma de todos os negócios

(sigam o enredo da formação desta vontade em Daniel Kaneman"Pensar depressa e devagar")

5-"o que parece é" é o axioma de WS, dos investidores comuns e histéricos, não de Bale, o grande esperto!

Neste capitalismo de " ou matas ou morres" não há bons nem maus , há "vivos" e "mortos"

Comprova-se a verdade do velho aforismo:

"se aqui há gato...." então "... trancas à porta" vota contra, aposta contra....

Espero que o filme fique fora dos Óscares mas entre no ensino regular da economia.
































segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

O terror adolescente


Goosebumps


O monstro mais humano




1.- Uma estrutura curiosa.

Na primeira parte o jovem   Zach - uma masculinidade promissora- e a mãe (viúva recente, do pai de Zach) mudam-se para uma vivenda, para uma casa cheia dos  ruídos  da madeira de que é feita, uma casa envolta na sinfonia  das folhas  nervosas das árvores que a escondem, uma  casa abandonada  num subúrbio  sem luz, de uma  cidadezinha , algures, nos States.

As casas são sempre um abrigo, são amigas, mas também  tem destas coisas, são 
 ameaçadoras,  cheias de sombras e pronunciamentos, como esta.

Irá Zach o herói americano, podendo ter outra nacionalidade, vencer  os medos , encontrando a sua, dele, Princesa, e pacificar a América e o mundo, povoando-o ?

Este é o plano do filme, dar  um sim a todas  estas  questões.

    Os   adolescentes, efetivamente presentes na sala, tem, no filme, todos os elementos  que irão ser reutilizados ,  reciclados, nos respectivos futuros, vezes e vezes sem cessar.

2- Quem abriu  o desfile dos " medos"  " dos monstros" ?


O Pai da história , o -único- pai- desta- história, pai da princesa que  é, a princesa, afinal, um holograma benigno, belo e meigo, que ele próprio, o Pai, criara, por se sentir só ( as coincidências não são meras coincidências, no caso, são o mapa do  Genesis, no seu núcleo inspirador) .

Quem criou os "medos" os "monstros"? O Pai, naturalmente ( as coincidências!!!)
 .

3-Vestindo cada "medo" a pele de um boneco, a pele de  um monstro poderoso, melhor dizendo,  como é que Zach se "safa" deles todos? 

No  Mundo Jurássico  (2015) Trevorrow já inventara a solução : seres tão poderosos ( como os então, dinossauros) e agora  os" monstros"  destroem-se uns aos outros ,
fatalmente e só por isso , morrem.




O padrão do "terror adolescente" tem um " acabar bem"  subsequente a uma grande tempestade  , em que depois de tudo ficar à beira do fim, de repente, tudo fica bem, tudo fica limpo, como por magia,


O mundo adolescente é melhor que o   mundo infantil , no que respeita  ao seu terror: os  adolescentes já estão crescidinhos o suficiente para "herdarem" um mundo limpo, esta é a mensagem

















domingo, 7 de fevereiro de 2016

O terror infantil


O terror infantil não é um terror infantilizado, pelo contrário é uma forma adulta de terror , uma estratégia dos adultos de cada geração,  muito séria, de fragilizarem  os espíritos ( zinhos) infantis  que habitam o outro lado do mundo.

O medo tem uma função social, sem dúvida.

Será mesmo uma forma bastante civilizada de educar, ironia à parte.


Civilizada porque é naturalmente  sofisticada; o veículo da sua dissiminação é uma  voz  mais ou menos carinhosa «a voz da mãe» , desde logo, um certificado de garantia do afeto, em causa : « ao ouvires este  conto do Papão, esta lenda, nada de mal te acontecerá, pois que é a tua mãe que to conta- parte positiva- porém uma vez  que  lhe desobedeças, à mãe, vais ser tragado por este monstro  o Papão ».

Esta reminiscência antropofágica  « vais ser comido, vais ser tragado»  é letal, no mundo físico, como sabemos.

 A criança  morrerá, por certo, porém, ao ser incorporada no monstro, no seu estômago,  ela  irá ressuscitar em outra vida , uma vida extraterrena, do lado do Mal, da transgressão ...

Por isso, acredita-se que estas crianças  quando adultos vão  ficar a deambular entre dois ou mais mundos , um pé cá , outro lá e por aí fora.

Assim o ser humano, como uma partícula da humanidade  terá  como seu destino, ou ser tragado , ou virar um  pequeno mefistófeles , em crescimento, ou ficar petrificado, imobilizado, no colo da mãe, se obediente.

Caso para dizer: venha o Papão e escolha.